Os paradigmas da pecuária de corte brasileira

A cadeia da pecuária de corte passou por intensas transformações nas últimas décadas. É evidente para os agentes da cadeia que, desde o início do Plano Real e do fim do movimento inflacionário e ganhos financeiros, tanto o produtor como a indústria tiveram que se adaptar à nova realidade de margens reduzidas e à necessidade de capital de giro e melhor produtividade.

Margem positiva na atividade leiteira

O mercado de leite deve entrar em nos últimos quatro meses do ano com cotações mais pressionadas, como é de tradição do setor brasileiro de lácteos. Por outro lado, devido a muitos fatores ao longo de 2018, quando houve registro de sete meses em alta e com valorização acumulada de mais de 50% em termos reais na “Média Brasil” líquida, a situação do pecuarista registrou margens positivas.

A carne bovina está para o Brasil, assim como o petróleo está para o Oriente Médio

Há mais de 500 anos atrás Pero Vaz de Caminha já havia dito que nesta terra “tudo que se planta dá”. Talvez ele nem imaginaria o real potencial que aquela nova terra iria desfrutar nos séculos seguintes, sendo por muitos considerado o celeiro de produção de alimentos do mundo com a crise de commodities no ano de 2008.

O mercado de leite em 2018

O mercado de leite no início do ano sinalizava um 2018 de margens apertadas ao produtor, principalmente pelas quedas expressivas no segundo semestre do ano passado, somado a valorização do mercado de grãos. Principalmente também que ao contrário do mercado de carne bovina, a cadeia de leite não possui um mercado externo atrativo para enxugar o excedente que estava se desenhando pelos investimentos realizados e aumento da produtividade no campo.

O mercado pecuário de corte em 2018

O início do ano de 2018 sinalizava um mercado de gado de corte positivo pelo lado da demanda – exportações crescentes e em ritmo forte no primeiro trimestre e mercado interno sinalizando recuperação econômica num ano com eleições e copa do mundo – e mais pressionado pelo lado da oferta, principalmente pela recuperação da produtividade. Por outro lado, os custos de produção, principalmente do milho, sinalizavam um ano de margens menores.

Fiprotack – Para o carrapato não evoluir, nós evoluímos!

Fiprotack. Tecnologia exclusiva Clarion Saúde Animal com dupla ação no controle do carrapato. Fácil aplicação, ótimo rendimento e alta performance com baixa carência. Clarion Saúde Animal apresenta ao mercado mais uma evolução em produto com alta performance e tecnologia, o produto Fiprotack; o único produto do mercado com a tecnologia [...]

Posts recentes

pt_BRPortuguese
en_USEnglish pt_BRPortuguese