Inovações para o tratamento da Tristeza Parasitária Bovina

Clarion Saúde Animal apresenta uma evolução no tratamento contra Tristeza Parasitária Bovina

Humberto Moura

AvivA Max é único tratamento de longa ação para Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose e/ou Anaplasmose) associado a antitérmico, analgésico e anti-inflamatório em dose única. Uma nova tecnologia de formulação que favorece o efeito de longa ação para o tratamento certeiro com rápida recuperação do animal, fácil aplicação e manejo, assegurando a vida do animal elevando a produtividade.

As doenças Babesiose e Anaplasmose apresentam um complexo de sintomas muito parecidos quando acometem os bovinos, sendo que no Brasil, é comumente chamado de Tristeza Parasitária Bovina (TPB). A Babesiose é causada por protozoários do gênero Babesia (Babesia bovis e Babesia bigemina) e a Anaplasmose por uma rickettsia do gênero Anaplasma (Anaplasma marginale).

Para o pecuarista e veterinário, no campo, o diagnóstico entre as duas doenças não é de fácil diferenciação devido aos sintomas semelhantes, mesmo sabendo que elas irão parasitar a mesma célula no sangue dos animais (hemácias), temos que considerar que Babesiose e Anaplasmose são doenças distintas, podendo estar juntas ou não, pois uma não depende da outra, e para uma alta performance nos tratamentos, estes devem ser com drogas específicas para cada doença.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) promove grandes prejuízos econômicos na pecuária bovina brasileira, com altos índices de mortalidade e morbidade, queda na produção de carne e/ou leite, abortos e menor fertilidade nos animais afetados e altos custos com tratamentos e manejos especiais.

A Babesiose é transmitida aos bovinos pelo carrapato. Já a Anaplasmose, além da transmissão pelo carrapato, também pode ocorrer através da picada de insetos hematófagos (mosca-dos-chifres) e de forma mecânica com sangue contaminado. Sendo o carrapato o principal agente transmissor das duas doenças, sua presença na propriedade, pode determinar o aparecimento ou não da doença.

Os sintomas ocorrem quando há o desenvolvimento e multiplicação das babesias e anaplasmas nas células sanguíneas (hemácias). Isso pode se dar pela raça e origem do animal, aumento da infestação de carrapatos, fatores de estresse que podem interferir na imunidade (mochação, vacinas, viagens, chuvas, friagem) e cuidados inadequados ao manejo do nascimento. Os sinais clínicos são febre, anemia, icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas), hemoglobinúria (urina avermelhada ou marrom), parada ou redução da ruminação, sintomatologia nervosa (morte súbita), anorexia e prostração, podendo ou não evoluir para o aparecimento de infecções secundárias como diarreias, pneumonias e poliartrites.

Com a identificação dos sintomas, o tratamento requer drogas específicas, Babesiose com Diminazeno e Anaplasmose com Oxitetraciclina, e para determinação do agente deve-se procurar o Médico Veterinário para realização do exame de esfregaço sanguíneo, o que as vezes para o produtor leva-se um maior tempo podendo na maioria da vezes evoluir a doença nos animais, pois os sintomas são muito semelhantes. Com os produtos convencionais do mercado deve-se aplicar dois produtos diferentes a base dos ativos citados acima, o que na maioria das vezes deve-se repetir a dose, e associar também um antitérmico para promover a melhora do quadro geral no animal, ou seja, um manejo trabalhoso com muita mão-de-obra e riscos de insucesso.

Por isso, contar com um tratamento de alta performance com resultado rápido e certeiro, amplo e em dose única é fundamental para a manutenção da vida e produtividade do rebanho contra a TPB. Assim, o Clarion Saúde Animal apresenta uma grande ferramenta moderna e exclusiva para o tratamento da Tristeza Parasitária Bovina, independente do agente causador (Babesia e/ou Anaplasma), associando antitérmico, analgésico e anti-inflamatório em dose única; o produtoAvivA Max.

AvivA Max é o único tratamento de longa ação para o Complexo Tristeza Parasitária Bovina (Babesiose e/ou Anaplasmose) com Formulação Bio Polimérica associado a antitérmico, analgésico e anti-inflamatório em dose única. Uma nova tecnologia de formulação que favorece o efeito de longa ação para o tratamento certeiro com rápida recuperação do animal, fácil aplicação e menos manejo, assegurando a vida do animal elevando a produtividade.

AvivA Max também controla as infecções secundárias causadas por agentes sensíveis às tetraciclinas (diarreias, pneumonias, etc) que podem ocorrer nestes casos. Um produto único com tecnologia exclusiva Clarion (Formulação Biopolimérica) que promove o sinergismo ideal dos componentes da fórmula para uma rápida recuperação do animal tratado em dose única.

AvivA Max é a base de Diminazeno e Diidrato de Oxitetraciclina associado ao Piroxicam, em exclusiva Formulação Biopolimérica de longa ação, com apresentações em frascos de 30mL e 50mL na dose de 1mL para 10Kg de peso vivo via intramuscular.

Vantagens e Benefícios do AvivA Max para uma pecuária moderna e lucrativa:

  • Formulação Bio Polimérica: uma tecnologia exclusiva que promove a longa ação para o tratamento do complexo tristeza parasitaria bovina (Babesia e/ou Anaplasma) com dose única, juntamente com uma maior biodisponibilidade dos ativos após a aplicação.
  • Presença do Piroxicam: um anti-inflamatório não hormonal que controla a febre e promove a rápida recuperação do estado geral do animal.
  • Versatilidade: controle das infecções secundárias: pneumonia e diarreia em dose única.
  • Segurança: tratamento fácil e rápido em dose única*, evitando riscos e estresse de vários tratamentos.
  • Custo-benefício Positivo: alta performance no tratamento com rápido retorno do animal à produtividade. 1 frasco de 50mL trata 10 animais de 50Kg de peso vivo.

Com AvivA Max você proporciona o máximo em produtividade do rebanho mantendo a vida dos animais jovens, assegurando a evolução da produtividade de novilhas e vacas em produção e reprodução.AvivA Max é segurança no tratamento, menor mão-de-obra e manejo, rápida recuperação do animal tratado e ótimo custo-benefício.AvivA Max é uma dose de alegria e produtividade!

Saiba mais:

Fonte Técnica:

  1.  Comunicado Técnico Embrapa Pecuária Sul 2001: Controle/Profilaxia da Tristeza Parasitária Bovina.
  2.  Revista Técnica: carrapato, tristeza parasitária e tripanossomose dos bovinos – Embrapa Gado de Corte.
  3. Dados internos Clarion Saúde Animal – Sipeagro nº 000005-1.000004 / 2016.
Humberto Moura
Médico Veterinário
Clarion Saúde Animal
15/02/2019|Noticias|

Leave your comment

en_USEnglish
pt_BRPortuguese en_USEnglish